Arte de Confeitar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bolo de Mel e Chocolate e Muita Calda

Ir para baixo

Bolo de Mel e Chocolate e Muita Calda Empty Bolo de Mel e Chocolate e Muita Calda

Mensagem  Admin Ter maio 15, 2012 11:14 pm

Bolo de Mel e Chocolate e Muita Calda Z
ingredientes

180 gramas de chocolate meio-amargo (eu gosto do Garoto Cacau 55%)
2 ½ copos de farinha de trigo
1 ½ colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de sal
1 ½ copo de mel
¾ copo de óleo vegetal, Canola ou Girassol
½ copo de agua morna
½ copo de açúcar (100 gramas)
3 ovos a temperatura ambiente
100 ml de agua
150 ml de mel
180 gramas de chocolate meio amargo
2/3 a 1 copo de açúcar de confeiteiro
modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180°c. Na duvida da temperatura do seu forno, ponha uma temperatura mais baixa pois esse bolo assa por mais de 1 hora e não queremos queima-lo. Forre uma forma de laterais removíveis de 24 cm com papel manteiga. Corte um circulo de papel manteiga um pouco maior que o fundo da forma. Unte de manteiga e polvilhe de farinha. Reserve.
2. Numa pequena vasilha, pique o chocolate. Derreta em banho-maria, com a vasilha apoiada numa panela com 3 dedos de agua. Atenção para o fundo da vasilha não tocar na agua. Assim que o chocolate estiver derretido, retire a vasilha de cima da panela e deixe esfriar um pouco.
3. Enquanto isso, numa vasilha, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Em outra vasilha, grande, misture o mel, o óleo, a agua, o açúcar e os ovos. Você pode misturar em velocidade baixa na batedeira ou bater um pouco a mão até os ingredientes estarem bem homogêneos.
4. Adicione então o chocolate derretido alternando com a farinha, em 3 vezes. Misture até a farinha estar bem incorporada e derrame na vasilha preparada. Leve ao forno pré-aquecido por 01:10 h aproximadamente. Comece a vigiar após 1 hora e cheque com uma faca ou palito: este tem que sair seco do centro do bolo. Retire do forno e deixe esfriar antes de prosseguir com a calda.
5. Para a calda: pique o chocolate. Numa panela, esquente a agua e o mel até ferver. Assim que ferver, desligue o fogo e junte os pedacinhos de chocolate, misturando com uma espátula para o chocolate derreter na calda quente. Adicione então o açúcar de confeiteiro aos poucos, até atingir o ponto de calda que você preferir. Eu gosto da calda mais grossa então uso menos açúcar de confeiteiro.
6. Quando o bolo estiver a temperatura ambiente, fure-o todo com um palito (eu uso palito de churrasco porque gosto de fazer os furos até embaixo). Derrame um pouco de calda bem devagar, passando um pouco pelas laterais com uma faca. Espere uns 5 minutos, e derrame mais calda. Faça isso varias vezes, assim a calda penetra bem dentro do bolo; essa receita de calda provavelmente pode ser dividida ao meio mas eu recomendo você fazer toda e deixar ela se derramar no prato de servir.

Admin
Admin

Mensagens : 7693
Data de inscrição : 17/08/2010

https://artedeconfeitar.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos